terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Amor, por Daniel Glattauer



Muitas vezes tinha visto o livro @mor, do austríaco Daniel Glattauer, na Livraria Saraiva, mas nunca tinha parado para ver um pouquinho. Esses dias me peguei sem nenhum livro para ler, com um frio de congelar os ossos e nenhuma vontade de ver filme.

Procurei e consegui o livro. E m-e-u D-e-u-s! Foi uma das melhores aquisições que já fiz. Com o formado todo como se fossem e-mails, é uma leitura rápida, simples e extremamente prazerosa. Todo o livro gira em torno de Emmi Rothner e Leo Leike.

Tudo começa com Emmi - que aparentemente tem a "vida perfeita": um marido que a ama, dois enteados apaixonados por ela, um gato gordo que come ração de cachorro sem problemas, um trabalho agradável e uma boa casa - tentando cancelar a assinatura de uma revista assinada por sua mãe, mas acaba enviando o e-mail para a pessoa errada devido a um problema de digitação, sendo assim o e-mail chega na caixa de entrada de Leo - que tem um relacionamento eternamente problemático mesmo após o fim, que viaja muito e que ainda por cima, perde a mãe.

A partir dai, uma estranha e cômica amizade é iniciada por meio e e-mails, sendo esse todo o formado do livro: e-mails. Com a partezinha do assunto e tudo. Mas, a partir de um certo momento, essa amizade vai se tornando um vício e ambos passam a sentir falta um do outro quando não estão conversando. E sinceramente, é impossível não se identificar ora com Emmi, ora com Leo. Seja por suas maneiras de ver o mundo, de argumentar... Tanto faz: verdade seja dita, em algum momento você se identificará.

No começo de tudo, Emmi é para Leo uma válvula de escape da sua 'realidade', da sua vida perfeita. Para Leo, Emmi é como um diário que dá opiniões e alfinetadas. Mas com o passar dos meses (isso mesmo, meses) a relação vai se modificando, e isso torna a história ainda mais realística. Até que ponto isso é saudável? E as consequências? 

Recomendo esse livro a todas as pessoas. Nos faz pensar sobre a legitimidade das relações, sobre a veracidade dos sentimentos e da forma como os sentimos. (E para quem, assim como eu, ler e ao final estiver sedendo por uma continuação, vem ai: A sétima ond@, ainda não chegou no Brasil mas se procurar bem, é possível encontrá-lo na internet)

Querida Emmi,
demos uma pausa nos e-mails por três dias. Acho que agora podemos aos poucos retornar. Espero que você tenha um bom dia de trabalho. Penso muito em você, de manhã cedo, ao meio-dia, no fim da tarde, à noite, entre esses horários, e logo antes e depois deles - e também durante eles.

Com todo o carinho,

Leo.

3 comentários:

  1. Eu já li este livro é realmente muito bom ;)

    Bjs,Dani
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei com vontade de ler! Ele vai pra minha lista de leitura, hahahaaha adorei a resenha!

    Diário de garotas
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros em forma de emails,fica super fofo rs
    Esse livro parece muito bom,mas vou esperar lançar a continuação pra eu ler =0
    bjs
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir