quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Doidas e Santas


Pela primeira vez me dediquei na leitura de um livro de crônicas. Não das mais clássicas e conhecidas, mas crônicas da jornalista, escritora, cronista e poetisa brasileira Martha MedeirosDoidas e Santas reúne cem crônicas que, cada uma ao seu modo, extraem uma emoção de quem as lê. Sejam gargalhadas, lágrimas ou momentos de reflexão.

Para quem tiver interesse em comprar, a Livraria Saraiva tem para vender e está aqui, mas para quem não tiver preconceitos e assim como eu adorar visitar sebos, pode encontrar também (eu mesma comprei o meu por R$15,00 e o livro está em perfeito estado). 

Confesso que não sei bem como descrever o livro, posso apenas dizer que não é daqueles que você pega e fica horas e horas lendo. É um livro gostoso de ser lido aos poucos. Uma crônica por dia, talvez - que bela ideia para um "Desafio dos 100 dias". Entre todas as crônicas, as minhas favoritas são:

Obrigada por Insistir
"Obrigada por insistir para que eu deixasse você, para que eu fosse seguir minha vida, obrigada pela sua confiança de que seríamos melhores amigos do que amantes, eu estava presa a uma condição social que eu pensava que me favorecia, mas nada me favorece mais do que essa liberdade para a qual você, que me conhece melhor do que eu mesma, apresentou-me como saída."

O Cartão
"Se você for uma garota boba como eu fui, acorde. Ninguém é muita areia pra ninguém. Pessoas aparentemente especiais se apaixonam por outras aparentemente banais e isso não é um trote, não é uma pegadinha, não é nada além do que é: um inesperado presente da vida, que todos nós merecemos."

A separação como um ato de amor
"É sabida a dor que advém de qualquer separação, ainda mais da separação de duas pessoas que se amaram muito e que acreditaram um dia na eternidade desse sentimento."

Mãos dadas no cinema
"Pergunte a mesma coisa a alguém que está vivendo uma dor-de-cotovelo daquelas. Mesmo sofrendo, é provável que não se comova com a lembrança das brigas e nem dos "eu te amo", mas ter que assistir a uma comédia romântica de braços cruzados há de feri-la de morte."

Vou parar por aqui porque acabei percebendo que dentre as cem, mais ou menos cento e quinze são ótimas. Vai aqui a recomendação. O ano não precisa ser só de pressão ou dúvidas, relaxar e deixar a mente livre são armas excelentes para quem quer descansar e ter sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário