quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Guerra ao Terror


Para quem ainda não sabe, eu sou louca por resumo. Acho a melhor maneira de se relembrar algum assunto, e sempre que possível procuro alguns novos ou faço eu mesma os meus. Olhando aqui minha mesinha de estudo, encontrei uma revista de atualidades do Guia do Estudante, mais focado no Enem. 

Ok que a essa altura essas atualidades nem são mais tão atuais assim, de qualquer modo, essa revista contém alguns resumos bem resumidinhos e que facilitam mil vezes o entendimento de certos assuntos. Pensando nisso, resolvi postá-los aqui. Mesmo que ninguém tenha começado a estudar ainda, isso mais pra frente pode ser útil, e não custa nada ajudar né?! 

Apesar de serem resumos, são grandinhos demais para postar todos de uma vez só! Assim, postarei pouco a pouco, e sempre que quiserem poderão consultar por esse link. Espero que ajude!

GUERRA AO TERROR
  • Guerra ao Terror: Após os ataques terroristas contra os EUA, em 11 de setembro de 2001, o governo norte-americano deu início a uma ofensiva global contra organizações e países ligados ao terrorismo. A guerra do terror tornou-se prioridade na política externa dos EUA, levando a um forte aumento dos gastos militares e da presença de suas tropas no mundo. 
  • Doutrina Bush: Criada pelo ex-presidente George W Bush (2001-2008), previa ações unilaterais e ataques preventivos a países considerados perigosos para a segurança dos EUA. 
  • Al Qaeda:  O principal alvo da guerra ao terror é o grupo terrorista Al Qaeda. A organização foi fundada na fronteira do Paquistão com o Afeganistão em 1988, e hoje se destaca pelo seu alcance global. Possui ao menos 14 grupos afiliados, que mantêm operações em quase 30 países. 
  • Iraque e Afeganistão: Como parte da ofensiva contra o terrorismo, os EUA invadiram o Iraque e o Afeganistão. A derrubada dos regimes desses países, acusados de patrocinar o terrorismo, aconteceu em questão de meses. Mas os EUA estenderam a ocupação militar por causa da eclosão de conflitos internos, da ação de grupos terroristas e da dificuldade em formar governos nacionais estáveis, capazes de assumir a segurança interna. 
  • Bin Laden: Ex-líder da Al Qaeda e maior símbolo da jihad (Guerra Santa) islâmica contra o Ocidente, pautada pelo projeto de reconstruir no mundo árabe uma grande nação islâmica. Sua morte, em maio de 2011, abala o grupo, que já estava enfraquecido pelas revoltas árabes na região, em 2011, pedindo liberdade e democracia.  
  • Irã: Com a morte de Bin Laden, o enfraquecimento da Al Qaeda central, a retirada militar dos EUA no Iraque e a redução das tropas previstas para o Afeganistão, uma preocupação central para Washington é conter a crescente influência do Irã no Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário